Nos últimos anos, o atendimento na concessionária foi obrigado a passar por mudanças significativas, especialmente devido à necessidade de melhorias contínuas para se destacar em um mercado onde a concorrência é acirrada.

Encantar o cliente para conseguir fidelizá-lo é uma regra. O objetivo fundamental por trás de ações nesse sentido é claro: satisfazê-los de forma tão positiva que eles contribuam trazendo novos clientes para o negócio.

Novas ações estratégicas surgiram assim como novas ferramentas. Pensando nisso, selecionamos no post de hoje dicas objetivas para que o atendimento em sua concessionária seja referência. Confira!

1. Personalize o atendimento na concessionária

Ter todas as informações relevantes do cliente é fundamental. Implante em sua concessionária algum sistema que permita que dados como nomes e preferências possam ser consultados a qualquer momento, de forma prática e rápida.

Com isso, o cliente perceberá que há uma clara tentativa por parte da concessionária em suprir suas necessidades pessoais individualizando a forma como todo o processo de atendimento é feito. Além de fidelizar o cliente, ações nesse sentido contribuem para a tomada de decisão de compra.

2. Estruture todo o processo de atendimento ao cliente

Processos realizados de forma mecânica podem provocar erros e perda de dinheiro. Ao estruturar as ações de atendimento ao cliente, considere as particularidades próprias do segmento de concessionárias, assim como o perfil dos envolvidos.

Quando falamos em estruturação, precisamos ter consciência de que não é um processo simples e rápido. Questões relacionadas à organização, qualificação e reeducação dos funcionários também são abordadas.

Criar um manual para o atendimento perfeito é algo que qualquer concessionária pode fazer. Além disso, desenvolvendo em seu interior as medidas de atendimento, o processo será mais fácil de ser padronizado. Afinal, quem conhece os clientes e trabalha diretamente com eles todos os dias são os colaboradores da loja, e ninguém melhor do que eles para identificar e apontar soluções.

3. Desenvolva um programa de recompensas

Se o cliente comprou algo, por que não recompensá-lo pela escolha? Talvez, na próxima vez em que ele for comprar ou trocar de moto, a primeira imagem que surgirá em sua mente será a de sua concessionária!

Definir um padrão e ter claro o que o cliente vai ganhar ao adquirir determinado item é o primeiro passo. Depois disso, acessórios, serviços e promoções poderão ser adicionados a essa lista de recompensas. Basta criar um critério e fazer a divulgação da ação.

4. Coloque o cliente sempre no topo

O cliente é foco de tudo e sempre deve ser tratado assim. Os funcionários precisam ter uma visão mais clara sobre o real motivo (o cliente) de todo o trabalho que está sendo feito. Isso permitirá que a concessionária mantenha o foco na geração de resultados e, como consequência, haverá um aumento de desempenho.

5. Utilize as redes sociais

Utilize as redes sociais para promover um atendimento mais rápido, personalizado e cômodo para o cliente. Perceba que, atualmente, as redes sociais são o SAC 2.0 dos consumidores. Conseguir estar ali e saber agir com maestria transmitirá confiança aos clientes de hoje e de amanhã.

Por fim, temos uma dica extra: procure implantar um processo ou ação de cada vez. Desenvolva bem a etapa e, quando estiver satisfeito com ela, implante outra. Tentar fazer tudo de uma vez pode trazer resultados negativos, já que mais erros do que acertos poderão ser cometidos.

Então, agora que você conferiu as nossas dicas sobre atendimento na concessionária, aproveite e deixe um comentário com suas considerações sobre o assunto!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

Escreva um comentário

Share This