Vender mais é um desafio constante para todos que trabalham com comércio, independentemente do segmento. É o que todo empresário quer e o que todo vendedor almeja. Mesmo com esse objetivo em foco, somente alguns traçam estratégias eficazes para aumentar as vendas de fato.

Nesse ponto, o marketing pode ajudar (e muito). Existem diferentes ações que podem ser realizadas com pouco investimento ou, se for o caso, com um investimento mais significativo.

No entanto, lembre-se de que pequenos e médios negócios não são grandes empresas e não precisam gastar rios de dinheiro para atrair mais clientes. O importante é diversificar suas ações.

Para lhe ajudar a estabelecer caminhos viáveis, vamos listar neste post 8 dicas valiosas. Acompanhe até o final!

1. Entenda quem é o seu cliente

Conhecer seu cliente é essencial para começar a fazer qualquer tipo de ação. Saber quais são as suas necessidades, seus limites, o que apreciam… isso tudo é necessário para conseguir fechar mais vendas.

Além disso, sabendo do que ele gosta, você será cada vez mais assertivo — e clientes satisfeitos são uma ótima referência.

Contudo, não é só conhece-lo, é preciso criar ofertas que estejam de acordo com a demanda dele. Não adianta, por exemplo, fazer promoções de motos populares se as pessoas vão à sua loja procurar motos mais potentes.

É fácil começar uma conversa para entender seu cliente. Você pode usar ocasiões informais ou formais para isso. Pode ser na visita à concessionária, por e-mail ou até por redes sociais. Descubra o que ele leva em consideração na hora de comprar uma moto. Quanto mais informações, melhor.

2. Invista em ações de marketing

Existem várias formas de investimento em marketing com resultados distintos. Antes de executar qualquer ação, o ideal é estabelecer metas, objetivos e definir o público-alvo.

Talvez só colocar uma banda na porta da concessionária não seja suficiente para melhorar seu lucro. Um bom marketing é uma ferramenta para facilitar as vendas.

Dentro desse leque, algo que já foi provado como necessário é manter uma boa presença online — afinal, que brasileiro hoje, com o poder aquisitivo que você procura, não possui ao menos um smartphone?

Construa então um site para ser encontrado por pessoas que ainda não conhecem a sua loja. A publicidade online permite que você faça propaganda — via redes sociais ou ferramentas de busca — somente para a sua região.

Ofereça também conteúdos relevantes por e-mail, como pílulas de como realizar a manutenção da moto ou cuidados no trânsito.

Não se esqueça das ações que podem ser feitas fora da internet, ou seja, as presenciais. Elas também são importantes e é interessante que fluam de um canal para o outro, reforçando a presença da sua marca. Com isso, você consegue atingir um público ainda maior.

3. Ofereça e acompanhe seu cliente no test drive

Essa experiência pode ser muito rica e trazer muitas informações. O test drive é um momento para tirar dúvidas, reforçar as qualidades da moto e pegar as impressões do cliente sobre todo esse processo de venda.

Poucos vendedores fazem isso, mas é preciso lembrar que essa é uma boa hora para trabalhar seu discurso de vendas e criar proximidade com o cliente.

4. Perceba se os seus clientes precisam de ajuda

Uma boa venda passa por um bom atendimento — e ele deve acontecer antes mesmo do cliente chegar à concessionária. Este é o segredo. Uma das vantagens do mundo digital é que você pode tirar dúvidas de pessoas que ainda nem o conhecem pela internet, enviando e-mails ou montando um blog.

Quando você se torna uma referência no assunto a sua credibilidade aumenta e os clientes continuam a se relacionar com você por mais tempo.

Outra dica é ter um serviço agregado com oficina mecânica e uma consultoria. O primeiro é uma oportunidade de aumentar a margem de lucro. Já o segundo pode ajudar seu cliente a tirar documentos. Ambas são opções para se diferenciar da concorrência e ganhar mais.

5. Fique de olho nos seus concorrentes

Falando em concorrência, é bom ficar de olho nela. Não é uma questão de espionagem, mas tente investigar como é o processo de vendas dos seus concorrentes e os preços que eles praticam.

Um dos princípios do marketing fala em analisar o mercado no qual você está inserido. Então, não pense que está fazendo algo errado. Essa é uma prática comum. Você pode sondar seu próprio cliente para saber se ele visitou outras lojas e como foi. Só lembre-se de não ultrapassar limites.

6. Tenha uma equipe forte de vendedores

Saber vender ou negociar não é uma arte praticada por todos. Tem pessoas que conseguem vender areia no deserto, não é mesmo? São esses profissionais que você tem que buscar para seu time de vendas.

Outra sugestão é treinar e capacitar seu time. Uma equipe bem treinada é muito mais motivada. Para incentivá-los ainda mais, crie metas e programas de superação de vendas. As etapas podem até valer prêmios. Tudo para que seus colaboradores tenham vontade de vender.

7. Encaminhe os clientes com crédito negado para consórcio

Você fechou a venda, encaminhou a ficha para aprovação de crédito e o retorno foi negativo. O que fazer nessa situação? Simples, sugira um consórcio. Os consórcios podem funcionar como combustível de vendas se a loja adquirir alguns.

Para o cliente, a única coisa que ele precisa é de um fiador para participar. Para a concessionária, os lucros podem ser ainda maiores, já que a venda é realizada a preço de tabela.

8. Conte com o auxílio da tecnologia para aumentar as vendas

Esse processo de aumentar as vendas requer esforços e um pouco de criatividade. Nem toda fórmula funciona bem para todo mundo. Todavia, existem algumas tecnologias que podem ajudar, principalmente no fechamento da venda.

É importante poder contar com softwares especializados no processo de liberação de crédito para clientes de concessionária. Assim, você não deixa de fazer as vendas que já estão fechadas e agiliza todo esse processo.

Ficou interessado? Entre em contato conosco agora mesmo para saber mais sobre esses softwares — afinal, não dá para esperar quando se quer aumentar as vendas e ganhar mais dinheiro. Estaremos prontos para atendê-lo!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

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