Com certeza você quer ver seu empreendimento crescer e se destacar no mercado. Para isso, é essencial que todos os colaboradores estejam engajados e motivados a realizar o melhor trabalho possível e a atingir as metas estabelecidas. Esse objetivo está diretamente ligado à comissão de vendas oferecida a eles.

Neste post, você vai descobrir a importância de planejar com cuidado a comissão de vendas estabelecida pela empresa, assim como algumas formas de fazer isso com eficiência. Além disso, vai entender os benefícios que esse processo pode trazer para a concessionária. Ficou curioso(a)? Acompanhe!

A importância da comissão sobre a venda

Você busca os melhores talentos para fazerem parte da sua equipe de vendas e investe no treinamento e na capacitação deles. Ainda assim, percebe que seus objetivos não são atingidos da maneira como gostaria.

Isso pode estar relacionado o incentivo oferecida para a equipe. A comissão em forma de porcentagem sobre a venda é uma ferramenta poderosa para melhorar o desempenho dos profissionais e trazer mais resultados para o negócio.

Nesse tipo de comissão, define-se um percentual para incidir sobre os negócios fechados pelo colaborador e, assim, a aumentar o valor final do salário dele. Assim, os funcionários se sentem motivados a fazer o maior número de vendas possível, sempre com enfoque nas necessidades do cliente.

Isso porque a comissão não incide apenas sobre um tipo de produto ou serviço, mas sobre o valor final da atividade de venda em si. Porém, é importante estabelecer o valor desse percentual de forma a obter os melhores resultados, sem prejuízos para a concessionária.

Como calcular a porcentagem da comissão sobre a venda

Definir o percentual de maneira adequada é essencial para que você não tenha prejuízos e ofereça um incentivo real aos colaboradores. Para isso, é preciso que a gestão de comissão de vendas na loja seja eficiente.

Primeiramente, avalie quais são os objetivos estratégicos da concessionária e alinhe-os à forma de comissionar os vendedores. Depois desse processo, faça um cálculo total do custo de cada produto e da margem de lucro das vendas. Inclua o valor de aquisição do veículo, a comissão do colaborador, os impostos e os custos administrativos.

Faça cálculos com todas as porcentagens de comissão sobre a venda que pretende oferecer e descubra qual apresenta o melhor custo-benefício para a empresa.

Outros tipos de comissão de vendas

Além da porcentagem sobre a venda, existem outras formas de determinar a comissão dos colaboradores. Conheça algumas delas a seguir:

  • fixa: a comissão é fixa, independentemente do valor da venda realizada;
  • variável: mais indicada para colaboradores que não têm vínculo com a empresa, varia de acordo com o tipo de venda realizada e tem percentual mais alto (entre 20 e 30%);
  • comissão no faturamento: é calculada de acordo com o faturamento total das vendas do último mês;
  • porcentagem sobre o lucro: consiste em uma porcentagem sobre o lucro, não sobre o valor bruto da venda.

Benefícios de um plano de comissão para a concessionária

Um plano de comissão bem estruturado para a concessionária aumenta a motivação e o engajamento dos colaboradores. Como eles recebem uma recompensa sobre cada uma das vendas realizadas, se empenham para fazer um bom trabalho.

Além disso, é possível alinhar o incentivo ao objetivo estratégico da empresa. Caso o foco seja a venda de um modelo específico ou o oferecimento de um serviço com a venda do produto, existem formas de comissionar os colaboradores para que eles concentrem os esforços nesse tipo de atividade.

Portanto, a comissão de vendas é uma grande aliada da concessionária e aumenta suas chances de se destacar no mercado e garantir o sucesso do negócio. Estude as necessidades com cuidado e crie um plano de comissão alinhado aos objetivos da concessionária.

Não se esqueça de deixar um comentário com suas dúvidas, suas sugestões ou as experiências de venda do seu empreendimento!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

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