Um dos princípios de qualquer negócio que deseja ter sucesso e diferenciais perante a concorrência é oferecer comodidade aos clientes e trabalhar com o máximo de eficácia em seus processos.

Além da necessidade de oferecer comodidade aos clientes, as empresas precisam se precaver contra os problemas consequentes da inadimplência, o que as leva a tomar o máximo de cautela e o direcionamento dos funcionários para uma análise de crédito meticulosa perante às garantias oferecidas pelo cliente.

Porém, como proceder, tendo em vista que os bons clientes desejam ser bem atendidos e com a agilidade que merecem? É isso que este artigo apresentará para você. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto.

O que é a análise de crédito automatizada?

Trata-se de um processo que faz com que os funcionários sejam mais bem direcionados para as suas funções a cumprir nas mesa de análise de crédito, além de fazer com que os clientes possam estar mais focados nas experiências de compra do que em processos burocráticos a serem cumpridos dentro das lojas.

A análise de crédito automatizada se dá por meio de um software que opera cruzando alguns dados dos clientes, de forma a decidir autonomamente se a empresa, seja uma loja ou outro tipo de comércio, oferecerá a linha de crédito ao cliente ou não.

O software de análise de crédito automatizada trabalha analisando, por meio de algoritmos próprios, alguns pré-requisitos estabelecidos do que seria um cliente que pode pagar suas dívidas em dia conforme o acordado em um plano oferecido por aquele estabelecimento.

Todo esse processo é realizado de forma ágil, pois, normalmente, assim que os dados são todos preenchidos no sistema, uma pontuação já aparece nos resultados, o que indica se aquele cliente faz jus ao crédito ou não.

Como funcionava antigamente?

Antigamente o cliente já ia até a loja pretendendo comprar a prazo, esperando aguardar um longo período de tempo até o seu crédito ser aprovado. Isso ocorria, pois, a chamada “mesa de análise de crédito” precisava preencher todos os dados do em um formulário, entrar em contato com instituições de proteção ao crédito, confirmar informações bancárias, garantir referências, e isso tudo era realizado por telefonemas ou outros meios pouco práticos.

Atualmente, como os sistemas de análise de crédito automatizado trabalham online e interligados a várias instituições de interesse, todas as informações necessárias para gerar resultados que garantem a credibilidade do interessado aparecem praticamente assim que o sistema é alimentado, garantindo que o consumidor se mantenha interessado.

Quais são as reais vantagens da análise de crédito automatizada?

Muitas pessoas ainda acreditam que ter em seu estabelecimento um sistema de análise de crédito que trabalha de forma automatizada, ou seja, que funciona sem a confirmação de informações da forma minuciosa como trabalham as pessoas responsáveis pelo setor de cadastros e análises, pode gerar um nível maior de inadimplência no negócio — mas a coisa não funciona bem assim.

Quando o sistema de análise de crédito automatizado é devidamente alimentado e acompanhado, ele possui a mesma eficácia, ou até uma taxa de acertos maior do que os métodos normais. Isso requer observar quais foram as melhores decisões a respeito do fornecimento de crédito que foram tomadas pela equipe ou pelo sistema, e direcionar seu funcionamento nesse sentido.

Todos os procedimentos descritos acima podem ter como consequência as seguintes vantagens.

Time de crédito mais eficiente

Como haverá uma menor necessidade de cumprir diferentes funções para a análise de crédito, a equipe poderá ser muito melhor aproveitada em funções importantes dentro da empresa, e que demandam menos tempo para serem cumpridas.

Incremento na taxa de conversão de vendas

Aqui está uma das respostas aguardadas para este post. Como a análise de crédito é rápida, convencer o cliente a evoluir no processo de decisão e aquisição do produto ou serviço é algo que se torna muito mais fácil do que se a empresa tivesse que deixá-lo esperando por todo o processo de análise.

Melhor controle do fluxo de caixa do empreendimento

Como as análises de créditos passam a ser mais rápidas e mais objetivas, acompanhar o fluxo de caixa do negócio é algo que se torna bem mais fácil em função do tempo de atualização dos valores no orçamento do estabelecimento.

Outros fatores que facilitam essa questão é uma menor inadimplência, dada a eficácia do sistema, e também a uma melhor previsibilidade do tempo que transcorre entre a efetuação do pedido e o faturamento deste.

Área comercial mais focada nas vendas

Como os colaboradores do setor comercial não precisarão gastar tanto tempo analisando as possibilidades de créditos dos clientes, eles poderão focar mais nas ações necessárias para vender mais os produtos ou serviços do negócio, sendo esse mais um motivo da adoção de um software de análise de crédito automatizada estar diretamente ligada ao aumento das vendas e da lucratividade da empresa.

É possível alterar parâmetros para uma melhor customização do sistema?

A modificação de parâmetros é uma prática altamente recomendada pelos especialistas no assunto. Isso ocorre em função das particularidades que cada segmento de clientes possui no negócio em específico.

Uma forma de realizar essa customização nos parâmetros é manter o foco em solicitações de crédito que foram bloqueadas a princípio, de forma a verificar se isso não foi feito por motivo de ausência em informações ou outras questões que poderiam ser resolvidas.

Outra forma de agilizar ainda mais os processos de análise de crédito automatizada é ter a percepção de quais tipos de clientes que tem o maior índice de aprovação, de forma a não perder tempo com os cadastros, fazendo com que esse consumidor fique ainda mais satisfeito com a marca.

Enfim, clientes atendidos com mais agilidade e por uma empresa mais bem estruturada têm muito mais possibilidade de se fidelizarem e passarem a serem defensores da marca por onde passam. A análise de crédito automatizada é um grande passo nesse sentido.

Existem muito mais questões a respeito da análise de crédito automatizada que você pode saber. Entre em contato com a Credere e entenda tudo a respeito!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

Escreva um comentário

Share This