Skip to content

Insights para ajudar você a
vender mais veículos

Seja bem-vindo ao blog da Credere. Aprenda mais
sobre venda e como gerenciar sua empresa.

duas chaves de carro

    Dicas práticas para aprovar fichas de financiamento mais rápido

    O mercado automotivo brasileiro sofreu impactos com a pandemia, mas vem se recuperando, ainda que lentamente. Isso demonstra a importância de efetivar trâmites menos burocráticos e facilitar o processo de vendas, especialmente quando o assunto é aprovar ficha de financiamento.

    Dados de levantamento da OLX, aponta que mais de 70% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses. Embora uma melhora, ainda o que prejudica o setor é a falta de semicondutores e a produção abaixo da demanda.

    Aproveitando essa intenção de compra, o que o seu time de vendas precisa fazer? Facilitar a aprovação das fichas de financiamento é uma das principais saídas. Entenda o porquê e veja dicas práticas para facilitar esse processo.

     

    O que são as fichas de financiamento?

    As fichas de financiamento são formulários preenchidos para enviar às instituições financeiras. Eles contêm os dados do potencial comprador para passarem pela análise de crédito. A partir disso, a operação é aprovada ou recusada pelo banco.

    Quais dados são solicitados?

    O objetivo do documento é comprovar a capacidade de pagamento do comprador. Por isso, vários dados são solicitados e isso pode variar de banco pra banco, porém entre eles estão: 

    • Nome completo;
      RG e CPF;
      endereço;
      renda mensal;
      Documento Único de Transferência (DUT) ou nota fiscal do veículo;
      comprovante do Detran que sinaliza a inexistência de débitos.
    • Entre outros;

     

    Quais os principais entraves da aprovação de fichas de financiamento?

    Apesar de terem um preenchimento simples, existem desafios ao aprovar fichas de financiamento. Isso acontece devido a vários motivos. Listamos os principais a seguir.

    Documentação desatualizada ou faltante

    O financiamento exige que o potencial comprador apresente alguns documentos. Por isso, a falta ou a desatualização de um deles pode levar à recusa da operação. Por exemplo, um comprovante de renda com mais de 3 meses ou do ano anterior não são válidos. 

    Reprovação posterior à análise

    Depois da análise, ainda assim pode haver a reprovação da proposta. Isso acontece por várias razões, como:

    • poder aquisitivo insuficiente, ou seja, que não gera garantias;
    • modelo e marca, já que os automóveis de fabricantes mais conhecidos e renomados do mercado são mais fáceis de aprovar a ficha de financiamento. É o caso de Volkswagen, Ford, Fiat e Chevrolet;
    • valor do bem, já que os mais baratos têm mais chances de serem aprovados. Isso porque a contração de dívida é menor, assim como o comprometimento da renda;
    • não agregação de serviços, como seguro. Nesse caso, as chances de conseguir a aprovação são menores.

    Variação no valor da entrada

    O ideal é que sempre seja oferecido algum valor de entrada. Pelo menos, 20% e 30% do total. Quando é menos que isso, a tendência é que haja a recusa da ficha de financiamento, porém pode variar de perfil para perfil de cliente.

    Erro nas informações dos clientes

    Ter uma equipe dedicada e atenta é imprescindível na hora de passar a ficha para o banco, isso garante que não tenha erros, como nome, data de nascimento e outras preenchidas ao longo da proposta.

     

    Dicas práticas para aprovar ficha de financiamento

    Com todos os detalhes já expostos, chega o momento de entender o que pode ser feito para garantir a aprovação da ficha de financiamento. Confira as dicas práticas que preparamos.

    Alinhe com o cliente todas as informações de orçamento de forma prévia

    Antes de começar a vender, é importante entender quanto seu cliente pretende gastar. Verifique o valor que ele pretende dar de entrada e como ele deseja financiar o restante. Isso evita a perda de tempo e uma possível recusa devido a informações erradas na proposta. 

    No Credere ao simular, o vendedor já tem acesso ao valor mínimo exigido pelo banco, que garante chance de aprovação, bem como a entrada ideal, o que garante grandes chances de aprovação de crédito do cliente, leia mais aqui.

     

    Tenha documentos atualizados e legíveis

    Aprovar ficha de financiamento exige a apresentação de documentos atualizados e legíveis. A medida vale tanto para os pessoais quanto para aqueles que comprovam o endereço e a remuneração. Também é preciso que eles sejam recentes, já que a renda pode mudar ao longo do tempo.

    Com o Credere, seu vendedor com poucos cliques disponibiliza para seu cliente final um link onde ele pode preencher a sua própria ficha, sem troca troca de mensagens e sem erros nas informações fornecidas, mais garantia na fidelidade dos dados.

     

    Opte por uma plataforma com simulador multibancos

    Com o Credere, você e seu time simula em tempo real e de um único lugar se seu cliente tem crédito nos principais bancos do mercado, tudo isso em menos de 30 segundos.  Assim, você não precisa fazer várias simulações. Somente uma é suficiente para o cliente ter acesso às melhores condições.

    Caso nenhum banco aceite aprovar a ficha de financiamento inicial, uma contraproposta é recebida em tempo real ainda no processo de simulação. Assim, fica mais fácil fechar uma venda.

     

    Automatize tarefas do processo de preenchimento das fichas de financiamento

    Algumas tarefas podem ser automatizadas, como a coleta de dados e a validação das informações. Essa medida é importante para que sua equipe foque nas ações estratégicas. Por exemplo, o atendimento e a oferta de produtos e serviços agregados. Assim, é possível aumentar o faturamento e a fidelização de clientes.

    Por isso, fica mais fácil aprovar a ficha de financiamento com a ajuda do Credere. Sem contar que você tem a chance de melhorar o fluxo de trabalho da sua concessionária e ainda aumentar o ticket médio e o faturamento do seu negócio.

     

    Então, que tal conhecer o Credere melhor? Acesse o site, entenda a solução e veja por que ela ajudará a decolar suas vendas!