Muitos supervisores e gerentes encontram dificuldades ou não sabem como melhorar a produtividade da equipe, pois trabalhar com pessoas nem sempre é uma tarefa fácil. Se você trabalha na administração de uma concessionária sabe que este é um ponto fundamental para sua estratégia de vendas.

Porém, mesmo com a dificuldade existem alguns recursos que podem e devem ser usados para gerir o pessoal e alcançar os resultados desejados como capacitações, incentivos e implementação de ferramentas que auxiliarão a aumentar a produtividade.

Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe as 5 dicas que preparamos para você!

1. Capacite a equipe

Algumas pessoas nascem com certas aptidões, mas o mundo não pode girar apenas ao redor delas. As empresas não podem depender apenas de poucos que se destacam, contando com a sorte de tê-los na equipe.

Assim como a criatividade e a retórica, por exemplo, a habilidade para vendas também pode ser desenvolvida. Treinamentos contínuos e de qualidade farão com que talentos surjam, mas, é claro, não hesite em renovar a equipe se for necessário.

Lembre-se que está trabalhando com pessoas, cada um tem um modo de agir e se comportar, sendo assim, o motivo da falha ou desânimo de um pode não ser o mesmo motivo do outro.

2. Estabeleça metas

É muito importante saber onde a empresa está e onde quer chegar. Com esse objetivo definido, será mais fácil estabelecer metas, deixando claros os números que precisam ser atingidos para que a equipe alcance seu propósito.

Para isso, você pode criar uma campanha de vendas, investir em endoma​rketing, entre outros. Desta maneira, saberá como melhorar a produtividade da equipe. Use a tecnologia a seu favor!

3. Incentive a equipe

É fato que pessoas motivadas trabalham melhor, sendo mais produtivas. Sempre lembre os colaboradores o quanto são bons e diferenciados, por isso foram escolhidos para fazer parte da equipe. Bonificar quem atinge as metas também é funcional.

Tenha cuidado para não criar um clima competitivo negativo. Quanto maior o entrosamento e o bom convívio, melhor será o ambiente de trabalho. Sentir-se bem fará com que o profissional fique motivado por fazer parte da equipe.

4. Foque no que é mais importante

Um vendedor está ali para vender, não é mesmo? Atender um cliente no pós-venda, seja por uma reclamação ou qualquer outro motivo, fará com que ele foque seu tempo em algo que não ajudará em sua produtividade. Para esse tipo de atendimento, existe outra equipe.

Crie uma rotina para que os vendedores mantenham o foco em suas tarefas. Esse procedimento fará com que a equipe seja mais produtiva, evitando distrações ou investindo o tempo em atividades paralelas.

5. Invista em ferramentas de trabalho

Já dissemos que uma boa estratégia é usar a tecnologia a seu favor. Papel e caneta podem não ser os instrumentos de trabalho mais adequados para se otimizar o tempo ou armazenar dados. Boas ferramentas trarão bons resultados.

Um CRM (Customer Relationship Management) é uma ótima ferramenta, pois possibilita executar funções como cadastrar clientes, acompanhar o relacionamento de clientes e vendedores, entre outros, facilitando as estratégias de venda.

Não existem fórmulas mágicas de como melhorar a produtividade da equipe, ninguém se torna um especialista ou solucionador de problemas da noite para o dia. O segredo está na persistência, mantendo o foco nas estratégias, sempre buscando aperfeiçoamento e ferramentas que auxiliem nas rotinas.

Você já usou alguma destas dicas ou utiliza outra estratégia? Compartilhe suas experiências deixando um comentário no post!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

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