A tecnologia está presente em praticamente todos os aspectos de nossas vidas — seja pessoal ou profissional — e, com os avanços que vêm ocorrendo com maior rapidez, ela pode ser utilizada para melhorar os resultados do negócio. Inclusive, é possível utilizá-la como aliada para garantir maior segurança para a sua empresa e, uma das mais recentes inovações nesse aspecto é por meio do reconhecimento facial.

Pensando nisso, resolvemos falar um pouco mais sobre esse recurso tecnológico que promete garantir a segurança do empreendimento e de seus colaboradores. Então, se você quer saber mais sobre como funciona o reconhecimento facial e entender onde ela pode ser aplicada em sua empresa, não deixe de conferir o nosso material até o fim!

O que é reconhecimento facial?

Talvez você já tenha assistido alguns filmes de ficção científica e notado alguns sistemas em que, para ter acesso a determinados ambientes ou ativar computadores, são necessário realizar o reconhecimento do rosto, não é mesmo? Pois saiba que isso já é uma realidade!

Essa tecnologia é chamada de reconhecimento facial, e consiste em um sistema capaz de identificar pessoas por meio de uma câmera que analisa os traços específicos e pessoais do rosto de cada um. Através desse processo, o programa modula a interação adequada de acordo com o indivíduo que está buscando o acesso.

Como funciona o reconhecimento facial?

Toda a tecnologia do reconhecimento facial é baseada nos dados obtidos a partir de uma câmera — como distância entre os olhos, formato do rosto e espessura dos lábios, por exemplo. Além disso, ele é baseado em algoritmos matemáticos, que cruzam essas características com as cadastradas anteriormente no sistema.

Para ficar mais claro, imagine que você precisa limitar o acesso de determinada sala da sua empresa, como o seu escritório, por exemplo. Utilizando a tecnologia de reconhecimento facial você consegue cadastrar quais pessoas que podem ter acesso a esse ambiente.

A partir disso, em vez de utilizar uma chave para abrir a porta, você pode recorrer a essa tecnologia que só permite a entrada de indivíduos previamente cadastrados. Dessa forma, quando alguém não autorizado tenta entrar na sala, o sistema identifica essa situação e bloqueia o acesso.

As aplicações do reconhecimento facial na sua empresa

Autenticação de clientes

Com a tecnologia de reconhecimento facial se consegue reduzir o risco de fraudes por personificação através da comparação de uma foto tirada no momento do cadastro do cliente e a foto usada no documento para avaliação do crédito e a partir disso pode ser confirmado se a pessoa é quem realmente ela diz ser.

Mas como isso acontece? No face match são usadas técnicas avançadas de machine learning que calculam a probabilidade de correspondência e em seguida é enviado um score automatizado.

Isso tudo é de grande valia na hora de evitar fraudes na de enviar a ficha para o banco.

Evitar fraudes em espaço físico

Se você armazena grande quantidade de informações confidenciais sobre os seus clientes, que depositaram confiança em você, então, o reconhecimento facial é perfeito para a sua empresa. Isso porque ele evita que pessoas não autorizadas acessem esses dados e utilizem para fins ilícitos, impossibilitando fraudes.

Facilitar o login

Por meio do reconhecimento facial essa tarefa se torna simples e rápida — desde que a pessoa tenha sido cadastrada anteriormente no sistema. Dessa forma, os colaboradores de uma empresa não precisam inserir login e senha para acessar o software utilizado pela empresa ou as informações necessárias.

Compartilhe este texto em suas redes sociais e ajude na propagação da informação sobre o que há de mais novo no setor da tecnologia!

Escreva um comentário

Share This