As vendas financiadas de veículos em maio de 2020, somaram 478 mil unidades, um número que inclui novos e usados, segundo dados da B3.
Considerando esse cenário, poder ofertar crédito ao cliente e intermediar operações de crédito é um diferencial ao ter uma loja de veículos, seja duas ou quatro rodas.
Porém, por onde começar e como se tornar um correspondente bancário (corban) e aproveitar todas as oportunidades em um mercado que, de janeiro a maio de 2022, vendeu 2,17 milhões de unidades de veículos em financiados?
1 - POR QUE SER UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO (Corban)?
O financiamento de automóveis é a maneira mais comum de comprar ou vender carros no Brasil, isso devido ao valor do bem, pois não é um sonho barato de se realizar. Dessa forma, muitas pessoas buscam crédito a fim de alcançar esse sonho pessoal.
Corban ou Correspondente bancário é termo definido pelo Banco Central do Brasil como “empresa contratada por instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Bacen para a prestação de serviços de atendimento aos clientes e usuários dessas instituições."
Possuir um estabelecimento credenciado a instituições financeiras é um diferencial, podendo ofertar produtos e serviços bancários ao cliente que vai até sua concessionária.
No primeiro semestre de 2019, quase 3 milhões de pessoas realizaram financiamento para comprar um veículo. Sendo uma vantagem para você e para seus clientes que de forma rápida e ágil, consulta o crédito sem necessitar ir a uma agência bancária, sem precisar pegar filas.

Como funciona Corban
2 - SERVIÇOS OFERECIDOS POR UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO
Os serviços mais comuns ofertados pelos correspondentes bancários são:
1 - Recebimento e encaminhamento de propostas para abertura de contas e cartão de crédito;
2 - Transferências eletrônicas;
3 - Atividades relacionadas a convênios de prestação de serviços ou contratos da instituição contratante;
4 - Ordens de pagamento;
5 - Solicitação de empréstimos pessoais, financiamentos e afins.
3- CERTIFICAÇÕES OBRIGATÓRIAS PARA SE TORNAR UM
CORRESPONDENTE BANCÁRIO
E então, qual certificação devo fazer para que minha concessionária ou loja de seminovos possa vender por financiamento bancário?
A Resolução do Bacen 3954/2011, determinou que, para que um profissional possa ser um correspondente habilitado a atuar nos diversos setores bancários, ele deve possuir uma Certificação concedida por uma instituição reconhecida pelo BACEN, são elas: Aneps e Fenabran.
O correspondente FEBRABAN trata de Crédito Consignado, Crédito Direto ao Consumidor e Financiamento de Veículos. Você faz a inscrição e agendamento da prova pelo próprio site da Febraban: https://www.certificacaofebraban.org.br/
Antes de realizar a inscrição, busque materiais para obter conhecimento sobre as provas, pois elas têm um custo e assim você não arrisca ter que refazer. Da mesma forma, entender quais bancos você deseja ser correspondente e buscar o gerente para saber quais certificações são exigidas por cada entidade financeira.
No site você consegue saber quais os conteúdos farão parte da prova. Acesse aqui.
4 - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE TORNAR UM CORRESPONDENTE BANCÁRIO
Existem alguns pré-requisitos para se tornar um correspondente bancário, essas definições são regidas por Resolução do BACEN - Banco Central. Para que profissionais atuem como produtos de crédito e possa enviar proposta aos bancos, é obrigatória ter certificação.
Além da exigência da certificação, cada financeira tem sua regra na documentação para credenciar sua loja, após ter um agente certificado.
Passo 1: verifique junto ao gerente do banco quais as documentações necessárias
Passo 2: defina a certificação que deseja fazer
Passo 3: estude para prova
Passo 4: realize a inscrição e faça a prova.
O certificado é concedido após a realização do exame técnico.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais e mostre a importância dessas estratégias para as negociações com clientes.