A gestão de concessionária de veículo não é muito diferente de uma gestão empresarial qualquer. Apesar das especificidades em alguns processos, podemos dizer que a atenção que deve ser dada é a mesma, independentemente do tamanho da loja.

Processos de vendas, marketing, gestão de pessoas e estoque serão mais eficientes se os gestores avaliarem sempre as melhorias que podem ser feitas. E com as melhorias vêm as vantagens estratégicas que levam o negócio a ter um diferencial competitivo em relação à concorrência.

E foi pensando em falar um pouco sobre como os gestores devem sair fora da caixa que fizemos este post com 4 dicas de diferentes áreas da gestão!

1. Dê atenção à área de vendas

Sua equipe de vendas tem que saber o que vender e para quem vender. Isso significa conhecer bem o produto para poder fazer uma sugestão ao público que deseja como consumidor. Realizar a gestão desse processo é incentivar a equipe, estabelecer metas, sugerir abordagens e manter uma boa experiência do cliente.

Um dos pontos sensíveis da venda em concessionárias são as propostas de financiamento. É fácil perder o controle em tanto vai e vem. A melhor solução é contratar uma plataforma para facilitar a gestão dessas propostas. Use a tecnologia a seu favor!

O pós-venda também é bem crítico. É importante manter um relacionamento com os clientes para que eles voltem e façam as revisões e até comprem outro veículo. Todas essas informações podem estar em uma ferramenta de CRM — Customer Relationship Management — para que você saiba quem são os seus clientes e como pode fidelizá-los.

2. Explore os diversos caminhos do marketing

Hoje em dia, se não existe o mínimo de investimento em marketing, é muito difícil chamar atenção do público desejado. Se as montadoras já realizam o marketing de massa, as concessionárias podem fazer o marketing digital.

O mundo digital permite uma propaganda mais específica para o público-alvo da concessionária. Com ele, você pode segmentar a fatia de pessoas que quer atingir com informações como faixa etária, poder aquisitivo, região onde mora, entre outras.

3. Dê atenção à gestão de pessoas

Gerir pessoas pode ser um desafio, mas quando feito corretamente faz com que a equipe se sinta motivada e se torne mais produtiva. Por isso, para criar e manter uma equipe de alto desempenho, os gestores precisam pensar em programas motivacionais, principalmente quando estamos falando em vendas e metas.

Faça um programa de incentivo com algumas premiações. Mostre para todos como eles podem crescer na sua carreira ou se desenvolver como profissionais. O ideal é que exista um plano de cargos e salários, mas manter os salários equiparados ao mercado já é um começo.

Outra forma de motivar é oferecer treinamentos e cursos. Esse benefício pode diferenciá-lo da concorrência e diminuir seu turn over.

4. Realize uma boa gestão do estoque

Um controle de estoque falho só faz com que a concessionária perca dinheiro e corra o risco de ter prejuízos com a obsolescência. Portanto, é importante fazer uma boa gestão de compras de produtos e peças em relação às saídas.

Atualmente, existem ferramentas tecnológicas que podem ajudar. E não é preciso ter servidores dentro da loja para hospedar a plataforma e os dados. Algumas empresa de tecnologia da informação se especializaram em oferecer esses serviços a um custo possível para pequenas e médias empresas.

Com essas dicas você já consegue fazer algumas melhorias em uma gestão de concessionária de veículo. Agora é só analisar o cenário da sua loja para saber como começar!  Gostou do post? Tem muito mais na nossa página do Facebook, curta e acompanhe mais artigos como esse!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

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