Trabalhar com pessoas pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais se você é o gerente ou precisa liderar e motivar a equipe de vendas. Mas não se desespere! Algumas dicas podem auxiliar você a melhorar os resultados e o trabalho de toda a equipe.

Existem estratégias simples e funcionais que, se aplicadas corretamente e com persistência, farão toda a diferença. Quer conhecer quais são e modificar seus resultados em vendas?

Então, acompanhe o artigo de hoje! Começaremos falando sobre por que é importante motivar seus funcionários e, na sequência, mostraremos 4 dicas que vão ajudar na gestão da sua concessionária.

Acompanhe!  

A importância de motivar a equipe de vendas

O primeiro passo na mudança deve partir do líder, pois suas atitudes refletirão na produtividade geral. Reconhecer que a equipe é composta por pessoas, e não máquinas, onde cada um têm sua luta pessoal e particular, assim como problemas e dificuldades, é saber que cada integrante responde de maneira diferente a determinados estímulos e problemas.

Conhecer quem está a seu lado, fazer com que cada colaborador se sinta importante é fundamental para a equipe. Seja um líder, e não um chefe, pois o líder inspira e conduz a equipe, diferentemente do chefe, que é autoritário e vê seus funcionários como subordinados.

Motivar a equipe de vendas é essencial para melhorar os resultados. Uma equipe motivada modifica todo o clima organizacional, trabalha com mais disposição, com mais foco e determinação. A seguir, veja, então, nossas 4 dicas de como motivar a equipe de vendas:

1. Promova treinamentos

Fazer com que os vendedores reconheçam e entendam o público-alvo precisa ser um dos primeiros objetivos do treinamento, que deve também aprimorar e ensinar técnicas de vendas. Você pode também usar os treinamentos para motivar e reconhecer talentos usando os próprios vendedores para dar instruções.

Para cada dia de treinamento, selecione um vendedor que irá aplicá-lo para seus colegas, pedindo que tire algumas horas para se preparar e planejar um assunto no qual ele se sobressaia. Essa prática é excelente para promover a integração da equipe.  

2. Defina metas alcançáveis

As metas precisam ser claras e os resultados almejados devem ser precisos. Se a equipe está com dificuldade de bater metas mensais, faça um cálculo de metas diárias e semanais a serem atingidas. Assim, você e os colaboradores poderão visualizar com mais clareza o quanto é necessário para batê-las.

Faça reuniões semanais para vocês discutirem o que foi feito na semana e definirem estratégias para a próxima. Se a meta semanal foi atingida, análise o que deu resultado, se não, veja o que pode ter acontecido ou foi deixado de fazer.

3. Estabeleça comissões

Dinheiro nem sempre é o melhor incentivador. Conhecer sua equipe será muito importante para definir quais serão os incentivos oferecidos, pois não é apenas o dinheiro que faz com que as pessoas queiram ir além. O reconhecimento, a vontade de se superar e o envolvimento com a empresa são fatores de grande importância.

Muitas vezes, incentivos como dias de descanso, viagens ou itens eletrônicos são mais bem vistos pelos colaboradores do que quantias em dinheiro.  

4. Aprimore a comunicação

Sempre que metas forem batidas e ideias inovadoras e viáveis forem sugeridas ou sempre que uma ação mereça elogios, o reconhecimento deve ser feito em público. Já as cobranças devem ser feitas individualmente. Um bom líder não exige resultados, e sim ações e, por isso, busca constantemente soluções para os problemas e dialoga com a equipe de vendas para motivá-la.

Essas são quatro dicas essenciais para motivar a equipe de vendas, mas se você quer receber ainda mais ideias e aprimorar seus conhecimentos sobre mercado e liderança, assine nossa newsletter

Escreva um comentário

Share This