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duas chaves de carro

    O que é cultura digital? Veja a importância para o setor automotivo

    Está na hora de usar a tecnologia ao seu favor, não é mesmo? Então vem saber como desenvolver a cultura digital no setor automotivo.
    Imagem simbolizando a cultura digital com ícones de wi-fi, notebook, ícone de ferramenta, e outros.

    Pare, por um minuto, para pensar em como é o seu dia a dia, seja no trabalho ou em momentos de descanso, por quais canais você costuma consumir conteúdo? O que você faz para passar o tempo? Quais ferramentas você utiliza no seu trabalho?

    Você pode até não perceber, mas a tecnologia está presente em tudo o que fazemos nos dias de hoje. O fato disso estar tão enraizado em nossas vidas é o que chamamos de cultura digital.

    Não só na nossa vida virtual, mas em todo o ramo empresarial, a cultura digital tem um peso muito grande na atualidade. Continue a leitura e entenda o que é ela e qual a sua importância para o setor automotivo. 

    O que é cultura digital?

    Empresas são formadas por pessoas que são influenciadas e influenciam a cultura organizacional. Como uma construção coletiva, a cultura organizacional vive em constante mudança, perdendo algumas características e ganhando outras, como é o caso da cultura digital — que é um conjunto de práticas e costumes realizados por meio de recursos tecnológicos.

    Até dez ou vinte anos atrás, não seria possível pensar em tanta tecnologia reunida em um único lugar em prol da melhoria de soluções para a sociedade, como o Big Data ou a Internet, por exemplo. Mas esses fenômenos demonstram que conforme evoluímos em questões tecnológicas, precisamos adequar nossos comportamentos para internalizar essas inovações e utilizá-las a nosso favor.

    A cultura digital está se infiltrando nas instituições do setor automotivo na medida em que as necessidades de atualização na comunicação e de outras áreas se faz necessária. Quando falamos em comunicação empresarial, estamos reunindo uma série de ações offline, mas muito mais online do que jamais se pensou.

    Alguns pontos positivos trazidos pela cultura digital são:

    ● automação de processos;
    ● foco no core business;
    ● diferencial na hora da venda;
    ● melhoria na experiência do colaborador e do consumidor;
    ● otimização da jornada de compras.

    or fim, devemos ainda dar um breve passo a passo para implementar essa cultura nas lojas: mapeamento dos processos atuais; entender quais são os gargalos; construir uma presença online (seja por redes sociais, seja por site); conscientizar e capacitar o time e investir em ferramentas tecnológicas voltadas especialmente para concessionárias.

    Como implementar uma cultura digital na minha empresa?

    Com a cultura digital enraizada na sua empresa, é possível ter uma comunicação mais transparente e próxima do público, que promova maior interação e alimente uma rede de relações positivas em torno da marca. Confira, a seguir, algumas ações que vão ajudar sua empresa a aderir à cultura digital.

    Mapeie seus processos

    Ter processos bem definidos e organizados é uma das principais bases para a gestão de uma empresa, pois permite um bom fluxo de trabalho para o alcance dos objetivos institucionais. 

    Melhorar o desenvolvimento significa, de forma direta ou indireta, aumentar a produtividade, diminuir os erros, alinhar a comunicação entre áreas, reduzir os custos, otimizar o tempo, para no fim, buscar mais competitividade no mercado.

    Nesse sentido, as instituições têm gasto energia em mapear suas atividades com o objetivo de buscar sempre uma melhoria contínua. Pode-se dizer que, ao mapear um processo, você consegue identificar em quais pontos ele pode ser alterado para que gere melhores resultados para a organização.

    Treine sua equipe

    Seu time deve estar sempre informado sobre as mudanças na empresa, recebendo treinamentos em relação às novidades tecnológicas que serão implementadas.

    Quando as pessoas estão familiarizadas com a tecnologia, fica mais fácil expandir sua atividade e chegar a trabalhar com pessoas do mundo todo, agregando valor para o seu trabalho e construindo diferenciais competitivos no mercado, além, é claro, de proporcionar uma experiência sem igual para todos os envolvidos.

    Invista em presença digital

    Diferente do que se pensava até pouco tempo, que o virtual competia com o real, é possível verificar que os mundos on e offline são complementares, e que o virtual amplia a capacidade de alcance do real, tornando a sua comunicação mais efetiva e homogênea, levada a todos ao mesmo tempo, com qualidade e segurança que em nenhum outro contexto seria possível.

    As redes sociais, mais do que outras ferramentas, demonstraram que é possível estabelecer conexões saudáveis e produzir conhecimento por meio de redes colaborativas. Quando a empresa sabe aproveitar essa característica na sua comunicação, ela é capaz de criar fortes vínculos com o cliente, melhorando a fidelização e aumentando o brand awarness.

    Invista em tecnologia

    A tecnologia é uma das grandes aliadas quando o assunto é inovação. Busque equipamentos e softwares que combinem com o seu modelo de negócio e que possam facilitar a rotina na sua equipe.

    Tenha em mente que essas ferramentas funcionarão como um investimento, afinal, ao otimizar os processos do seu time, eles terão tempo para focar em outras atividades mais importantes.

    Gostou das nossas dicas sobre cultura digital? Então, conte nos comentários quais delas você já aplica na rotina da sua empresa!