Muitas empresas, ao abrirem, priorizam a escolha de profissionais para cuidar da contabilidade, do setor de vendas, da administração em geral, de alguns serviços a mais para o cliente e até da infraestrutura do local. Apesar de todos esses segmentos serem vitais para o andamento de um negócio, uma área que ainda é muito negligenciada e que tem dificuldade de ser reconhecida dentro de empresas é o marketing.

Isso não é diferente para o mercado de concessionárias. Investir em estratégias de marketing pode parecer, à primeira vista, um gasto supérfluo comparado ao que é necessário para manter uma concessionária. Entretanto, com o planejamento e execução certos, o retorno pode ser maior do que se imagina.

Mas por que o marketing para concessionárias é tão importante? Acompanhe o post na íntegra e entenda a questão.

Fortalece a projeção do nome da empresa

Seja por meio de placas, anúncios na mídia, exposição na internet ou outro tipo de ação, somente por meio do marketing é possível fazer com que um grande número de pessoas tome conhecimento dos produtos, serviços e vantagens possíveis aos clientes. Não confie apenas no chamado “boca a boca”, que não deixa de ser um tipo de marketing. Ele pode até funcionar, mas somente para os negócios que já estão mais bem estabelecidos perante o mercado.

Aumenta a organização no negócio

As ações de marketing para concessionárias não se resumem somente em promover anúncios em meios de comunicação diversos. Por meio delas, é possível se comunicar melhor com os colaboradores e também projetar uma imagem positiva da marca diante do mercado.

O marketing também se beneficia da inteligência corporativa da empresa, ou seja, da política que a concessionária possui no trato com os funcionários e também da responsabilidade social, quando promove economia de energia, ações sociais, entre outras iniciativas importantes para a comunidade.

Melhora o planejamento estratégico

Outro benefício claro proporcionado pelo marketing para concessionárias é a possibilidade de melhoria do planejamento estratégico da empresa.

Quando se torna possível medir de que forma os clientes e potenciais consumidores dos produtos e serviços da concessionária interagem com as ações de marketing — que podem ser voltadas para a atração dos clientes, fidelização ou ainda fazer com que se tornem defensores da marca de forma espontânea —, elas se tornam mais simples e assertivas. Isso seria impossível sem a interatividade que o marketing proporciona.

Permite a realocação de recursos

As campanhas de marketing, quando mensurados os resultados, ou seja, quando a concessionária percebe que alguns tipos de anúncios atraem mais aos clientes do que outras ações, por exemplo, permitem que a empresa organize melhor as suas finanças, destinando recursos de investimento para o que realmente possibilitará uma maior margem de retorno. Isso ajuda a melhorar consideravelmente a saúde financeira do negócio.

Compreendeu porque o marketing para concessionárias é algo tão importante quanto a responsabilidade com as questões fiscais, uma boa infraestrutura ou um excelente atendimento de vendas e pós-vendas? Por meio dele, um universo de possibilidades se abre para que as chances de sucesso sejam sensivelmente aumentadas.

Algum questionamento ou dúvida a respeito do assunto? Então participe da conversa por meio dos comentários abaixo!

Escreva um comentário

Share This