Para garantir um lugar no mercado cada vez mais competitivo é essencial que você invista em inovações tecnológicas para o seu negócio. Entre as novas tecnologias disponíveis, uma que vem ganhando destaque é o chatbot.

Neste artigo, descubra o que é chatbot e como ele pode ajudar o negócio a ganhar competitividade no mercado, além de atrair e fidelizar cada vez mais clientes!

O que é e como funciona o chatbot

O chatbot é um simulador de um atendente humano real na conversa com o cliente. Ele costuma ser utilizado em sites de empresas ou em ferramentas de mensagens instantâneas — como o Whatsapp e o Messenger do Facebook — para otimizar a comunicação com os clientes.

O chatbot funciona por meio de mecanismos de Inteligência Artificial, nos quais comandos ou respostas pré-programadas são inseridos. Eles não substituem totalmente a interação humana, mas funcionam como uma forma de agilizar a resolução de problemas e melhorar a comunicação da empresa.

Para entender melhor, imagine que o seu cliente deseja tirar uma dúvida sobre um modelo específico de motos da sua concessionária. Para isso, ele pode entrar no seu site e enviar uma pergunta no chat. O chatbot já está preparado para esse tipo de questão e, dessa forma, possui uma resposta pré-programada para a dúvida, enviando-a ao cliente de maneira rápida.

Os diferentes usos do chatbot

O chatbot pode ser utilizado para diversas funcionalidades na empresa. Você pode adquirir esse tipo de serviço para implementar suas ações de marketing e vendas, iniciando diálogos com os visitantes do site e página. Além disso, essa ferramenta é capaz de coletar dados sobre os clientes e enviá-los ao seu time de vendas, captando leads para o negócio.

Você também pode utilizar esse programa para tirar as dúvidas mais comuns dos clientes ou encaminhá-los de maneira direcionada para a solução de problemas com um atendente real. Outra forma de utilizar o chatbot é nas pesquisas de satisfação e pós-vendas, uma vez que ele pode enviar questionários para os consumidores.

Porque o chatbot é uma tendência

Você já faz uso de mensagens online na sua rotina diária — e o seu cliente também. Essa é uma tendência da atualidade, e você pode — e deve — utilizar a tecnologia para aproveitar essa oportunidade de estabelecer vínculos com os clientes.

É exatamente essa a proposta do chatbot, que permite que ele se torne uma tendência atualmente. O comportamento dos consumidores mudou, exigindo das empresas agilidade e disponibilidade na comunicação, demandas que o chatbot cumpre com excelência.

Os benefícios do chatbot para o seu negócio

Diminui o tempo de espera por atendimento

Com o uso do chatbot, os clientes não precisam esperar em uma fila para serem atendidos pelos funcionários da sua empresa. Eles são prontamente atendidos, e suas dúvidas podem ser tiradas com agilidade e eficiência. Dessa forma, você evita que o consumidor desista do contato com a empresa devido à demora no atendimento.

Disponibilidade 24/7

O chatbot é um robô e, portanto, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso permite que o cliente entre em contato com a empresa no momento que desejar, sem precisar esperar o horário comercial.

Aumenta a produtividade da equipe

O chatbot automatiza rotinas operacionais e repetitivas dos colaboradores. Muitas dúvidas e questões dos clientes são repetidas, e o uso dessa ferramenta evita que eles precisem atender telefonemas para dar a mesma informação diversas vezes por dia. Dessa forma, a equipe fica mais produtiva e disponível para investir tempo em tarefas mais estratégicas para a sua empresa.

Melhora os índices de satisfação dos clientes

Essa ferramenta gera comodidade no contato do cliente com a empresa. Com isso, você estabelece uma relação mais próxima e gera maior conforto para eles no dia a dia, o que aumenta os níveis de satisfação. Dessa maneira, há maior probabilidade de você atrair e fidelizar cada vez mais clientes.

Agora que você já sabe o que é chatbot, considere a utilização dessa tecnologia e potencialize os seus resultados!

E que tal entender como um sistema completo pode ajudar na gestão da sua concessionária? Leia agora mesmo o nosso próximo artigo e descubra!

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