Qualquer negócio, para ser gerido, precisa de dados, e quando se trata de consumo, um documento extremamente importante é o relatório de vendas. No entanto, um bom relatório não é composto apenas por números e datas em uma folha avulsa.

Sem informações precisas, um gestor não conseguirá estabelecer boas estratégias e nem mesmo corrigir falhas. Quer saber como montar um relatório simples e eficaz? Acompanhe o artigo!

Para que serve um relatório de vendas?

Manter um controle de vendas traz benefícios, como o conhecimento dos produtos mais vendidos e a renda gerada no dia. Com esses dados, o gestor poderá criar estratégias para resultados ainda melhores e corrigir falhas.

Um relatório de vendas para concessionárias permitirá que o gestor tenha o controle das ações do dia, fortalecendo os pontos positivos e modificando ou, até mesmo, eliminando pontos negativos. Muitas estratégias de marketing podem ser realizadas utilizando os dados obtidos.

Como planejar um relatório de vendas para concessionárias?

Não há uma regra de como deve ser o relatório — o importante é constar informações relevantes e claras. Uma dica é criar um modelo junto à equipe de vendas, fortalecendo os laços de companheirismo e pertencimento. Separamos algumas informações que seu relatório pode conter e o motivo de serem relevantes:

  • número de visitas: pode não parecer um dado muito relevante, mas você sabe quantas pessoas entram em sua concessionária todos os dias? Se a resposta for não, então, você desconhece sua quantia de clientes em potencial;
  • ligações e e-mail: como as pessoas chegam até seus vendedores? Verifique se todos os interessados sempre comparecem à loja física ou se há outro meio de contato;
  • número de reuniões: como está a comunicação interna em sua concessionária? Todos sabem o que está acontecendo? Confira se houve a necessidade de uma reunião extraordinária ou se apenas as ordinárias têm sido necessárias;
  • contatos pendentes: seu pessoal tem mantido contato com possíveis clientes? Compreenda que é mais difícil fechar negócio se não há interesse da empresa em relação ao consumidor;
  • número de negócios fechados no dia: informação mais do que importante para realizar a prospecção de sua organização;
  • características dos produtos vendidos: sabendo qual a preferência do mercado em relação aos produtos que você oferece, torna-se mais fácil montar campanhas e estratégias de vendas.

Qual a importância de um software especializado em concessionárias?

Depois de definir como será seu relatório, o que você fará? Pretende criar um modelo e imprimir várias cópias para cada vendedor, a fim de ter, no fim do dia, uma pilha de papéis a serem analisados em cima de sua mesa? Não parece algo muito funcional!

Para que os relatórios sejam uma ferramenta prática e não mais uma pilha de dor de cabeça, invista em um software para vendas de concessionárias. Ele automatizará os processos, realizando o lançamento automático dos dados e livrando-o das pilhas de papéis. Além disso, o recurso permite o lançamento de informações em tempo real, tornando o relatório de vendas mais seguro e confiável.

Ficou interessado no sistema para concessionárias? Então, saiba mais sobre essa ferramenta e os benefícios que ela trará para sua empresa acompanhando o artigo: “Conheça as vantagens de um sistema para concessionárias“. Não perca!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

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