Você sabe que tipo experiência seu clientes têm na sua concessionária? Entende quais são os pontos positivos e negativos para a qualidade de atendimento oferecido a quem frequenta o seu negócio? Saiba que entender esses elementos é essencial para garantir o sucesso de seu empreendimento.

Neste post, você descobrirá qual a importância de investir na experiência do cliente e descobrir um método eficaz para avaliar a satisfação dos seus consumidores, com dicas para melhorar ainda mais o atendimento em sua concessionária.

Por que investir no atendimento ao cliente?

Para garantir vendas e fidelizar consumidores. Esse pode ser o diferencial do seu negócio, o que faz com que um consumidor procure a sua loja ao invés do concorrente.

Dessa forma, investir no atendimento é crucial para o sucesso e a saúde financeira da sua concessionária. É necessário não apenas atender às necessidades dos consumidores, mas exceder as expectativas durante a experiência de compra.

Entretanto, é importante que você mensure esse tratamento. Com isso, será capaz de identificar pontos de melhoria e investir na experiência do cliente de maneira segura e focada, gerando ótimos resultados.

Como medir a qualidade de atendimento?

Nem sempre seus clientes dão um retorno verbal sobre como foi a sua experiência de compra. Dessa forma, uma metodologia eficaz, para mensurar a satisfação do consumidor, pode ser uma grande aliada do negócio.

Uma ferramenta extremamente efetiva para monitorar a qualidade de atendimento da sua concessionária é chamada de NPS (Net Promoter Score). Consiste em realizar apenas uma pergunta para o seu cliente: “De 0 a 10, o quanto você indicaria esta loja para um amigo?”.

Com isso, você consegue classificar os seus clientes em 3 categorias:

  • detratores: respondem com notas entre 0 e 6 e possuem tendência a falar mal de sua empresa;
  • neutros: respondem com notas 7 ou 8 e possuem um posicionamento indiferente em relação à sua marca;
  • promotores: respondem com notas 9 ou 10 e são clientes fiéis, que indicam sua concessionária para outras pessoas.

O cálculo do NPS indica a qualidade de atendimento da sua concessionária e pode ser realizado através da fórmula: NPS = % de clientes promotores – % de clientes detratores.

A partir desse dado, você será capaz de criar planos de ação com o intuito de melhorar a experiência do cliente com o seu negócio.

Descubra agora algumas dicas nesse sentido!

Como melhorar o atendimento da sua concessionária?

Pesquise as necessidades dos clientes

Entenda qual o perfil dos clientes que procuram a sua concessionária, assim como suas principais necessidades. Com isso você conseguirá realizar ações focadas em melhorar a experiência do consumidor do ponto de vista dele.

Escute ativamente as reclamações e sugestões

Atente-se a todas as sugestões e reclamações com cuidado e intervenha para resolvê-las o mais rapidamente possível. Dessa forma, você mostra para o seu cliente que se preocupa com ele e que está disposto a melhorar para atendê-lo.

Personalize o atendimento

Cada cliente possui demandas específicas. A sua equipe deve estar preparada para identificá-las e agir de modo a surpreender o consumidor com soluções alinhadas aos seus desejos.

Esteja sempre disponível

Esteja a postos para tirar dúvidas e esclarecer pontos de confusão para os clientes. Com isso, os consumidores percebem a sua disponibilidade e sentem mais confiança para fechar uma compra em sua concessionária.

Cuide do ambiente da concessionária

Mantenha sua empresa sempre limpa, acolhedora e cativante. Cuide de tudo: temperatura, odor, som ambiente e higiene. Isso aumenta o tempo de permanência do cliente no seu estabelecimento e favorece as vendas.

Agora você já sabe como medir e melhorar a qualidade de atendimento da sua concessionária. Logo, invista agora mesmo nesse diferencial para o seu negócio e se destaque no mercado!

Gostou do post? Então, continue conosco e entenda como a capacitação para vendas da sua equipe pode contribuir para alavancar os resultados da sua concessionária!

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