Você paga as contas, calcula o percentual de lucro e distribui os recursos da sua concessionária de acordo com as necessidades de cada setor. Porém, sabe calcular o índice de crescimento do seu negócio nos últimos tempos? Entende quais riscos você pode ou não correr dependendo do capital disponível para investimentos? Sabe como tomar decisões mais inteligentes sobre o futuro da empresa?

Ter total controle sobre a saúde financeira da sua concessionária é essencial para o sucesso do negócio. Para isso, você pode contar com a ajuda dos indicadores financeiros! Descubra agora o que significa esse conceito e quais são os principais indicadores que podem ser utilizados na sua concessionária. Boa leitura!

O que são indicadores financeiros?

Indicadores financeiros são medidas qualitativas e quantitativas sobre os resultados financeiros do seu negócio. Ou seja, eles são uma forma de você mensurar, por meio de resultados numéricos, a saúde financeira da sua concessionária.

Com isso, você é capaz de estabelecer metas e comparar os resultados mensais com os seus objetivos estratégicos de crescimento. Dessa forma, é possível diagnosticar problemas, identificar falhas e tomar decisões embasadas em dados sobre o futuro do seu negócio.

Qual a importância de acompanhar os indicadores financeiros?

O objetivo dos indicadores financeiros é fornecer informações confiáveis sobre a sua empresa. Com isso, você se torna apto para acompanhar de perto os seus resultados e o desempenho do negócio ao longo do tempo.

Com a mensuração desses resultados, você passa a ter uma visão global do funcionamento do setor financeiro da sua empresa, além de conseguir identificar os seus índices de crescimento e compará-los com os seus objetivos estratégicos. Também é capaz de analisar o retorno que os seus investimentos geraram para a organização e quais ações foram ou não eficazes de acordo com as suas metas.

Todos esses dados ajudam a tomar decisões mais acertadas sobre o futuro do negócio. Ao identificar problemas, a tarefa de criar de criar planos de ação para resolvê-los se torna mais fácil e, com isso, melhora a saúde financeira da sua empresa. Você também pode identificar variáveis que impactam positivamente os resultados e potencializar a utilização desses elementos.

Dessa forma, os indicadores financeiros se tornam grandes aliados da gestão da sua concessionária, permitem maior controle e acompanhamento dos seus resultados e proporcionam um entendimento mais profundo sobre o funcionamento do seu negócio.

Quais indicadores financeiros podem ser utilizados na concessionária?

Porém, para que os indicadores financeiros realmente tenham um impacto positivo no seu negócio, é importante que você entenda cada um deles e descubra quais são os mais indicados para o seu caso. Descubra agora os principais indicadores financeiros para concessionárias:

Indicador de rentabilidade

Esse é um conjunto de indicadores que analisa os lucros da empresa em comparação com as suas vendas, ativos e capital investido. Ele é um dos indicadores financeiros mais importantes, uma vez que demonstra quanto a sua empresa está rendendo com a sua atividade no mercado.

Para calculá-lo você deve dividir os lucros em determinado período de tempo (último mês, trimestre, semestre ou ano) pelo valor da empresa atualmente. Com isso, você obtém um resultado em percentual que equivalente à rentabilidade do negócio.

Uma empresa com bons resultados tem esse indicador de 2 a 3 vezes maior do que o retorno de um investimento conservador, como o CDB.

Portanto, se a sua empresa lucrou R$ 7.000,00 no último mês, e o seu valor de mercado é de R$ 350.000,00, a rentabilidade dela será de 2%. Nesse caso, ela é 2 vezes maior do que o CDB (que é de aproximadamente 1%).

Ciclo operacional

Esse indicador mostra a quantidade de tempo que a sua empresa gasta para executar todas as suas atividades financeiras operacionais. Ele é importante para que você faça previsões de quando receberá o retorno sobre as suas atividades.

Para calculá-lo, você deve somar o prazo médio dos estoques (quanto tempo os seus veículos costumam ficar parados) com o prazo médio de recebimento (em quanto tempo você costuma receber pelas suas vendas). O resultado dessa soma deve ser dividido pelo passivo circulante (obrigações a serem pagas ao longo do ano) da sua concessionária, resultando no ciclo operacional do negócio.

Indicador de liquidez

Esse número mostra qual a capacidade da empresa de cumprir com o pagamento das suas obrigações. Existem 3 indicadores de liquidez: imediato, corrente e geral, que mostram a capacidade de pagamento das obrigações a curtíssimo, curto ou longo prazo, respectivamente.

O cálculo é dado pela divisão dos ativos (o que gera retorno financeiro) pelos passivos (o que gera despesa) do seu negócio. O valor encontrando precisa estar sempre acima de 1, o que significa que você possui mais capital disponível do que contas para pagar.

Porém, é importante ter atenção no cálculo de cada um desses números, uma vez que o ativo considerado muda, dependendo do tipo de indicador de liquidez escolhido.

Indicador de estrutura de capital

A estrutura de capital da sua concessionária é a soma do seu patrimônio e lucros (capital próprio) com os recursos obtidos por meio de empréstimos ou venda de ações (capital de terceiros).

Esse indicador é fundamental para mostrar o nível de endividamento da empresa em determinado período de tempo, apresentando a saúde financeira da sua concessionária.

A principal forma de calcular esse indicador é com a divisão dos lucros da empresa pelas dívidas que ela possui, incluindo os juros no cálculo. Dessa forma, você consegue diagnosticar a capacidade de pagar suas obrigações.

Acompanhar os indicadores financeiros de um negócio é essencial para que o gestor tenha controle sobre a saúde financeira e possa definir os melhores caminhos a seguir.

Esse gerenciamento torna possível tomar decisões mais inteligentes sobre o destino dos recursos financeiros e fazer previsões sobre o pagamento de dívidas e lucratividade dos próximos meses. No Credere você encontra esses números na nossa área de relatórios, assim a gestão fica mais eficaz e você garante o sucesso da sua empresa!

E não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo! Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e mostrar como o cálculo de indicadores financeiros impacta o seu negócio!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

Escreva um comentário

Share This