Skip to content

Insights para ajudar você a
vender mais veículos

Seja bem-vindo ao blog da Credere. Aprenda mais
sobre venda e como gerenciar sua empresa.

duas chaves de carro

    Sistemas para concessionárias de veículos vale a pena? Descubra aqui!

    Existem várias opções de sistemas para concessionárias de veículos, mas é importante que a solução seja especializada. Assim, o resultado alcançado é melhor. Leia este artigo e descubra tudo sobre!
    Carros enfileirados em uma loja que usa sistema para concessionárias de veículos.

    A transformação digital afeta todos os setores de negócio — e o sistema para concessionárias de veículos prova isso. Afinal, as operações de compra e venda de automóveis são otimizadas, o que leva à melhoria do desempenho nos negócios e ao aumento do faturamento. No entanto, os benefícios vão além e atingem, principalmente, a experiência do consumidor.

    Quando uma pessoa chega na concessionária, ela pode ter um modelo em mente ou estar ainda no processo de descoberta do que quer. Enquanto o primeiro tende a fechar negócio rapidamente, o segundo pode levar até 6 meses, segundo um estudo do Facebook.

    Esse caminho longo pode ser desgastante, cheio de desafios e objeções. Cabe a você ultrapassá-los para oferecer a melhor e mais rápida jornada de compra possível. Nesse cenário, um sistema específico para concessionárias de veículos faz toda a diferença.

    Ainda assim, é preciso saber qual é o mais interessante. Por isso, neste post trouxemos algumas informações que ajudarão a decidir se realmente vale a pena usar essa solução no seu negócio. Confira!

    Quais os tipos de sistemas para concessionárias de veículos?

    Antes de apresentar os tipos de sistemas para concessionárias de veículos, você deve saber que cada um deles tem uma finalidade. Por exemplo, alguns são apenas gerenciais. Ou seja, ainda que impactem indiretamente a experiência de compra do consumidor, são pouco interessantes de serem adotados por serem muito genéricos.

    Assim, quanto mais especializada for a solução, melhor. Aqui, também é preciso pensar em sua abrangência. O software será capaz de atender a todos os processos realizados? Ou se restringe a apenas alguns? Ter essa resposta em mente ajuda a definir o que é melhor para sua empresa.

    Com esses critérios bem definidos, é possível analisar o custo-benefício. Um bom sistema para concessionária de veículos deve ter a melhor qualidade possível com o preço mais baixo que puder ser encontrado.

    Dessa forma, ficará mais fácil definir qual é o melhor sistema para sua concessionária de veículos. Abaixo, veja os tipos existentes e para que servem.

    DMS

    O Dealer Management System (DMS) é voltado para o setor automotivo, mas seu foco é a gestão das concessionárias. Ele é aplicável a vários departamentos, como:

    - de veículos;
    - financeiro;
    - estoque;
    - consórcios;
    - gestão de clientes;
    - recursos humanos;
    - gestão fiscal;
    - peças;
    - contabilidade;
    - financiamento e seguro (F&I).

    Assim, os dados ficam centralizados e é possível gerenciar arquivos, como planilhas, documentos de texto e PDFs. O DMS também é passível de integração com outros sistemas, como os que veremos a seguir.

    Enterprise Resource Planning (ERP)

    Já o Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos empresariais, é um software de gestão que serve para qualquer empresa. Ele tem como principais funcionalidades:

    - monitoramento dos custos operacionais;
    - dados financeiros;
    - recursos humanos;
    - materiais;
    - vendas;
    - gestão de notas fiscais;
    - gerenciamento de processos.

    A ideia do ERP é integrar todas as informações da empresa. No entanto, ele não consegue abranger todo o fluxo de processos de uma concessionária de veículos. Além disso, as funcionalidades podem variar, diminuindo a eficiência para o setor de vendas automotivas.

    Content Management System (CMS)

    O Content Management System é um sistema de gestão de conteúdo. Além de abranger arquivos de texto e planilhas, também trabalha com imagens, páginas da internet, arquivos em flash e mais.

    Para uma concessionária, seus recursos são interessantes, apesar de limitados. Isso porque eles permitem editar diferentes tipos de informações, como:

    - criação de ofertas no showroom;
    - personalização de banners;
    - upload de vídeos;
    - atualização de landing pages e uso de iscas de conversão, como formulários e chats.

    Ainda é possível cadastrar serviços e escolher layouts. Ou seja, o CMS contribui para atrair oportunidades e melhorar a estratégia digital.

    Customer Relationship Management (CRM)

    O Customer Relationship Management é um sistema de gestão do relacionamento com o consumidor que também pode ser usado em qualquer tipo de empresa.

    Sua vantagem é armazenar dados e outras informações dos clientes, como histórico de compras, tipos de automóveis que mais interessam, qualidade do atendimento, etc.

    Ainda, existe o CRM da montadora. Nesse caso, é um sistema de gestão de leads ao qual sua concessionária precisa estar integrado. De todo modo, o foco é aumentar as vendas e melhorar o marketing. Assim, é possível melhorar a conversão e fechar mais negócios.

    Como integrar esses sistemas?

    Os recursos apresentados acima podem ter suas funcionalidades concentradas em uma única solução. É isso que o Credere faz. Com apenas uma conexão online, é possível:

    - simular o orçamento de financiamento em multibancos e em tempo real;
    - preencher os dados do cliente de forma automática a partir da foto do documento pessoal;
    - fazer a confirmação automática de dados para aumentar as chances de aprovação do financiamento;
    - gerar relatórios gerenciais para acompanhar as vendas e detalhar os números;
    enviar a proposta de financiamento via integração para os principais bancos do mercado brasileiro;
    - controlar o retorno, os produtos financeiros e os preços de uma maneira simples e dinâmica;
    - integrar suas operações com os bancos.

    Dessa forma, você tem todas as informações que precisa à sua disposição para vender melhor, analisar seus indicadores financeiros e aumentar seu faturamento. Como resultado, sua gestão também é aprimorada e resultados consolidados são alcançados.

    Agora que você entendeu os benefícios, que tal conhecer melhor a solução? Acesse o site e veja todas as funcionalidades que farão sua concessionária decolar.