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duas chaves de carro

    Transformação digital em concessionárias: o que você precisa saber

    O próximo passo para alavancar suas vendas pode estar na implementação da transformação digital em concessionárias. Saiba mais.

    Não há nada surpreendente em dizer que a tecnologia é uma das grandes aliadas do empreendedorismo em todo o mundo. Funcionando como uma facilitadora desde atividades, das mais simples às mais complexas, ela é capaz de reduzir custos, melhorar a produtividade da equipe e ainda auxilia na prevenção de erros.

    A transformação digital chegou, revolucionou e aprimorou o mercado de concessionárias, fazendo com que as empresas que investem nessa prática estejam ao menos um passo à frente no mercado.

    Você quer levar a sua empresa para o futuro e não sabe por onde começar? Leia este artigo e descubra tudo sobre a transformação digital em concessionárias!

    Antes de tudo, o que é a transformação digital?

    Transformação digital, também chamada de TD, é uma mudança profunda nas atividades, processos, competências e modelos empresariais.

    Seu objetivo é alavancar mudanças e oportunidades originadas pelo surgimento de novas tecnologias digitais, de forma a obter ganhos significativos para o negócio.

    O processo de TD deve ser feito de maneira estratégica e priorizada, tendo em vista tanto as mudanças atuais quanto as futuras.

    Quais são as principais tecnologias envolvidas na transformação digital?

    Big Data

    É cada vez mais comum as concessionárias buscarem essa solução, pois podem aplicar desde o processo de gestão, como entender o risco do negócio, até mesmo, por exemplo, a criação de promoções em determinados períodos com a análise de dados.

    O Big Data tem o potencial de ajudar as empresas a melhorar as operações e tomar decisões mais rápidas e inteligentes. Os dados são coletados de várias fontes, incluindo e-mails, dispositivos móveis, aplicativos, bancos de dados, servidores e outros meios.

    Esses dados, quando capturados, formatados, manipulados, armazenados e analisados corretamente, podem ajudar uma empresa a obter informações úteis para aumentar as receitas, obter ou reter clientes e melhorar as operações.

    Internet of Things (IoT)

    Internet das Coisas(IoT) é a conexão de objetos físicos com a internet, ou seja, uma forma de fazer com que dispositivos do dia a dia sejam capazes de coletar e transmitir informações.

    De forma simplificada, as Coisas detectam e coletam dados que, por sua vez, são enviados para a Internet. Esses dados podem ser acessados ​​por outras “coisas” também. Vamos pensar em um exemplo prático? Imagine que você tem um aparelho de ar-condicionado inteligente em sua casa, cuja temperatura pode ser controlada pelo seu celular. Isso é uma “coisa” conectada à Internet; logo, seu ar-condicionado usa Internet das Coisas!

    Agora, imagine que você está indo para casa em um dia muito quente e está com muita sede. Você quer tomar um copo d'água com muito gelo ao chegar em casa. Pelo celular, é possível programar sua geladeira para fazer gelo algumas horas antes de chegar. Se a sua geladeira utilizar Internet das Coisas, isso é totalmente possível.

    Artificial Intelligence

    A inteligência artificial — ou Artificial Intelligence (AI) — é um termo para inteligência de máquinas. Essas máquinas são programadas para “pensar” como um humano e imitar a maneira como uma pessoa age.

    A inteligência artificial é baseada na ideia de que a inteligência humana pode ser definida em termos tão exatos que uma máquina poderia imitá-la. Os objetivos dessa tecnologia incluem aprendizagem, raciocínio e percepção. As máquinas são conectadas por meio de uma abordagem interdisciplinar baseada em matemática, ciência da computação, linguística, psicologia e outras áreas do conhecimento.

    Alguns exemplos de máquinas com inteligência artificial incluem computadores que jogam xadrez — que já existem há anos — e carros autônomos — que são um desenvolvimento relativamente novo. Essas máquinas devem pesar as consequências de todas as suas ações, pois cada uma delas poderá afetar o resultado final de um comando.

    No xadrez, esse resultado final pode ser a vitória no jogo, por exemplo. Já para carros autônomos, o sistema de computador deve considerar todos os dados externos e calculá-los para agir de maneira a evitar colisões.

    Como a transformação digital impacta as concessionárias?

    Em eras cada vez mais tecnológicas, a demanda por respostas rápidas a poucos cliques cresce sem parar. É nesse contexto que as soluções tecnológicas ganham destaque e passam a centralizar as estratégias de vendas, ajudando a entender a jornada do consumidor, onde ele:

    1. faz buscas relacionadas ao mundo automotivo, navegando na web, lendo artigos, vendo vídeos e baixando materiais que ache interessantes, tentando sanar todas as dúvidas possíveis antes mesmo de sair de casa;
    2. vai até a concessionária para fazer um test-drive, onde confere se a percepção que teve daquele produto por meio da coleta de informações à distância se materializa;
    3. passa por um conjunto de momentos que se desdobram em uma proposta, uma negociação e até a entrega do carro;
    4. depois disso, ocorrem os momentos de interação entre o potencial cliente e o vendedor, em que poderão estar em contato online para esclarecer as últimas dúvidas e objeções;
    5. quando não sobrarem objeções e houver a segurança de ser o melhor negócio, o cliente retornará à concessionária para, finalmente, efetuar a compra.

    Se, por um lado, o fácil acesso às informações faz com que o usuário chegue até a concessionária muito mais educado quanto ao mercado para realizar a compra, por outro, ele faz com que o consumidor se torne muito menos dependente da consultoria do corretor e consequentemente exige um vendedor mais antenado nas novidades sobre o produto. Às vezes o cliente tem mais informações do produto do que o próprio consultor.

    Quais são os desafios da transformação digital em concessionárias?

    É preciso se preparar para incluir novas tecnologias em sua concessionária. Confira, a seguir, quais são os desafios e como enfrentá-los.

    Transformação da cultura da empresa

    A implementação de novos sistemas e tecnologias requer a participação de todos os colaboradores da concessionária. Afinal, como o próprio nome diz, a empresa estará passando por uma transformação.

    Para que o projeto dê certo, é preciso que seus colaboradores sejam educados e treinados sobre essas novidades do mercado, mostrando como essas vantagens serão benéficas para seu dia a dia.

    Por mais que, em um primeiro momento, seja necessário um investimento maior em treinamentos para desenvolver a sua equipe, no longo prazo você terá uma produtividade muito maior como retribuição.

    Mudanças no modelo de negócios

    Sentimos em informar, mas a máxima “em time que está ganhando não se mexe” pode estar errada. Por mais que sua empresa já esteja consolidada no mercado com um estilo mais tradicional, vai dizer que não vale a pena investir em novos recursos que, definitivamente, ajudarão seus lucros e a produtividade da equipe a crescer?

    Uma mudança no modelo dos negócios mais voltada para a inovação tecnológica pode fazer com que sua empresa colha ainda mais frutos. Entretanto, essas alterações devem ser feitas com cuidado e bastante atenção, não é um momento para impulsividade.

    Ainda, vale destacar que o imediatismo do consumidor, ou seja, a busca por satisfação instantânea, muito presente no mercado, exige cada vez mais um novo formato de empresa. 

    Quais são as oportunidades que a transformação digital traz?

    Agora que você já conhece os desafios, chegou o momento de entender o porquê da TD ser tão valiosa para sua concessionária.

    Acesso facilitado aos dados

    Nada de arquivos descentralizados ou até mesmo papéis arquivados. Por meio de sistemas de gestão, você terá acesso a informações de clientes, fornecedores e parceiros em pouquíssimos cliques.

    Essa facilidade garante muito mais organização em sua concessionária. Além disso, seus colaboradores se tornam mais produtivos, uma vez que não precisarão gastar tempo em busca de informações.

    Potencializa tomada de decisão

    Tendo todas as informações em um só lugar, fica muito mais fácil fazer uma análise de dados e entender quais ações devem ser tomadas. Por exemplo: se você está pensando na próxima campanha de marketing da sua concessionária e não sabe para quem direcionar, basta olhar seu banco de dados para entender o perfil das pessoas que realizam compras ali.

    Quando temos dados, nossa tomada de decisão torna-se muito mais certeira, uma vez que não há necessidade de tomarmos riscos aventureiros, que poderão acarretar perda desnecessária de dinheiro.

    Melhora o atendimento

    A partir do momento que seus colaboradores tiverem acesso aos dados dos clientes já cadastrados, como perfil de compra e interesses, ficará muito mais fácil oferecer uma venda personalizada e customizada, melhorando o atendimento ao cliente.

    Automatização de processos

    A satisfação do cliente também acontece por meio da automação de processos, que permite o envio de e-mails e mensagens personalizados para cada pessoa cadastrada, garantindo que eles sintam um tratamento humanizado mesmo quando feito por meio de uma ferramenta digital.

    Redução de custos e burocracia

    Por meio da tecnologia, é possível fazer com que alguns sistemas efetuem atividades burocráticas no lugar dos seus colaboradores, garantindo a eles muito mais tempo para focar no que verdadeiramente importa: a venda.

    Mas não é só isso! A transformação digital faz com que exista a possibilidade de entender onde sua empresa deve investir e onde o investimento está mal aplicado, fazendo com que haja uma redução de custos considerável.

    Como implementar o processo de transformação digital em uma concessionária?

    Confira, a seguir, algumas dicas que ajudarão a sua empresa a entrar com tudo no universo digital.

    Entenda o momento da sua concessionária

    O primeiro passo é entender em qual estágio a sua concessionária está: ela ainda está se estabelecendo ou já é uma referência no mercado? Além disso, é preciso entender qual investimento é viável num primeiro momento.

    Depois dessas duas primeiras análises, é o momento de buscar por soluções e empresas que possam ajudar no crescimento tecnológico do seu negócio, participando também da implementação dos sistemas e tecnologias necessárias para que sua concessionária dê o próximo passo.

    Adote ferramentas online que atendam às suas necessidades

    Você encontrará, disponíveis no mercado, centenas de ferramentas online, mas será importante optar pelas que mais se adequam ao seu negócio. Ao fazer a escolha, leve em consideração pontos importantes como:

    - reputação da marca;
    - custo-benefício;
    - funcionalidades;
    - suporte.

    Adicione à lista acima qualquer fator que for relevante para sua empresa.

    Treine o time

    Lembre-se que seus colaboradores deverão ser sempre o espelho da sua marca! Por isso, é muito importante que eles estejam sempre treinados e informados sobre as novas tecnologias, garantindo que tudo funcione da forma correta.

    Mensure os seus resultados

    Tenha sempre em mente que de nada adianta computar vários dados se você não analisá-los. Por meio da análise de dados, é possível entender quais são os gargalos de vendas e produtividade, além de medir a satisfação do cliente e dos colaboradores.

    Utilize essas análises para traçar pontos de melhoria para a sua concessionária, garantindo que o melhor serviço seja entregue pela melhor equipe.

    Uma boa estratégia de transformação digital para concessionárias deve alavancar novas possibilidades e oportunidades de empregar diferentes tecnologias da forma mais inovadora possível. Essa jornada deve contar com um roteiro claro, dividido em etapas, que envolverá todas as partes interessadas.

    Vale destacar que esse roteiro deve considerar que o processo de implementação precisa ser constante, pois a transformação digital é, de fato, uma jornada contínua, com novas tecnologias chegando para inovar o mercado a cada dia.

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