A compra de uma moto não é uma aquisição qualquer. Muitas vezes, é desejada e planejada até que se concretize. O cliente escolhe a concessionária, efetua a compra e muitos vendedores consideram que o relacionamento com ele termina na retirada do automóvel. Nos dias de hoje, não é bem assim.

Essa crença existe porque poucos sabem como fazer um bom pós-venda. Etapa tão essencial quanto a atração de clientes, o pós-venda pode significar fidelização, upselling, propaganda da concessionária e mais, tudo com menos custo e mais credibilidade.

Por isso, neste post, apresentamos seis dicas de como reter e fidelizar clientes com o pós-venda. Continue com a gente!

1. Agradeça a compra e a preferência

Comprar um veículo exige pesquisa e até identificação com a marca — trata-se, portanto, de um momento importante. Por isso, no fechamento da venda, o vendedor deve agradecer a compra e colocar-se à disposição para dúvidas ou problemas.

Mimar o cliente para que ele se sinta especial e volte a comprar requer um bom atendimento. Trata-se de uma ação simples, mas essencial.

2. Reforce que o cliente tomou a melhor decisão

Muitas pessoas ficam inseguras após a compra. Então, é fundamental reafirmar para o cliente que ele escolheu o melhor para suas necessidades. Nesse ponto, o preço também é determinante, mas se o produto atende à expectativa, é uma boa compra.

3. Esteja sempre disponível

Muitos vendedores têm dúvidas se a operação termina na entrega ou se serviços agregados como as manutenções também são parte da experiência de compra. A verdade é que é bom estar sempre disponível para o cliente caso haja algum problema nessas etapas. Assim, você se torna uma referência para ele e fica mais fácil fidelizá-lo.

4. Mantenha contato

Aniversários, celebrações de fim de ano, Dias das Mães, Dia dos Pais: em datas comemorativas, é sempre recomendável enviar uma comunicação para não perder o contato com o cliente. Isso abre um canal direto com ele e pode ser uma chance de fazer que ele o procure para trocar de moto ou indique a concessionária para amigos.

5. Surpreenda no pós-venda

Se você sabe quando a moto será retirada, marque na agenda para entrar em contato com o consumidor uma semana depois. Pergunte se ele está satisfeito com o produto e se tem alguma dúvida. Esse é um passo importante para reforçar o relacionamento.

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Existem soluções para gerenciamento de base de clientes que ajudam no pós-venda. Se uma delas está disponível na sua concessionária, use-a! Essa não é, porém, a única maneira de se manter em contato com o cliente.

Pode-se, por exemplo, usar as redes sociais, lembretes na agenda do celular e outros recursos que facilitem e melhorem o contato sem esquecer do aspecto humano do relacionamento com o consumidor.

Entender como fazer um bom pós-venda é essencial para encantar o cliente. Como todo mundo já passou por uma experiência de compra, é possível imaginar o que gostaria que tivessem feito por si.

Se sua concessionária precisa atrair mais clientes, leia para conferir outras dicas. Boa leitura!

Uma ferramenta para ajudar você e sua concessionária a vender mais e melhor.

Escreva um comentário

Share This