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duas chaves de carro

    Conheça os 5 principais erros na venda de veículos novos e seminovos

    Descuido com a abordagem, vender o produto e não os benefícios… Esses são alguns dos erros na venda de veículos. Leia este artigo e conheça todos!
    Venda de veículos em concessionária com diversos carros enfileirados lado a lado

    Nos últimos anos o comportamento do consumidor evoluiu de diferentes formas e, junto com ele, a forma com que as concessionárias vendem também. Hoje, evitar erros na venda de veículos não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade.

    Isso porque o papel do vendedor cada vez mais impacta o processo comercial de maneira estratégica, indo muito além de fechar um negócio.

    Neste artigo, você descobrirá os 5 principais equívocos dos profissionais de venda automotiva, como não dar ouvidos às necessidades do cliente para fazer a melhor oferta e esquecer do pós-venda. Continue a leitura!

    1. Descuido com a abordagem

    A abordagem dos vendedores é um dos principais pilares que refletem a qualidade de atendimento de uma concessionária. E por incrível que pareça, usar um discurso genérico para todos os consumidores é um dos erros na venda de veículos mais comuns entre os profissionais de venda. 

    Além disso, a impaciência também tem um forte impacto nesse aspecto. Muitas vezes a aquisição do automóvel não é imediata e o vendedor acaba pressionando a negociação de maneira excessiva, perdendo um futuro cliente.

    Ainda, outro ponto que também pode acontecer, é o uso de uma abordagem que reflita apenas as necessidades da empresa, deixando de lado o que o consumidor realmente precisa.

    2. Vender o produto e não os benefícios

    Na maioria das vezes, quando uma pessoa planeja adquirir um automóvel, ela está em busca da realização de um sonho e também de todas as vantagens que esse bem pode oferecer, como conforto para viajar ou economia de tempo para chegar no trabalho. 

    Contudo, alguns vendedores se esquecem de usar esses benefícios para apresentar os veículos e reforçam sempre características de baixo custo com manutenção e combustível, por exemplo. 

    Ainda, outro erro que envolve a apresentação do produto, é a falta de conhecimento profundo sobre os atributos dos veículos o que diminui a confiança do cliente em relação ao profissional de vendas.

    3. Usar processos muito analógicos, lentos e suscetíveis a erros

    Como dissemos na introdução do artigo, o comportamento do consumidor está em constante evolução. E um aspecto que influencia o sucesso de uma concessionária é a velocidade em que seu processo comercial ocorre. Isso porque os consumidores estão cada dia mais impacientes. 

    Por isso, usar processos lentos e analógicos, como realizar o financiamento de veículos sem a ajuda de um sistema digital que facilite a aprovação, se torna um dos principais erros na venda de veículos. 

    Logo, vendedores atentos à transformação digital devem buscar sempre ferramentas que automatizam esses processos.

    4. Não contar com a ajuda de técnicas de venda

    Outro equívoco comum desses profissionais é acreditar que não precisam atualizar seus conhecimentos com frequência, deixando de lado questões como as técnicas de vendas que ajudam a atrair clientes e aumentam as chances de fechar negócio. 

    Ainda, vale reforçar que elas são fundamentais para reduzir as objeções deles, oferecer um atendimento personalizado e aumentar a taxa de fidelização da concessionária. Além disso, esses métodos comerciais podem ser a chave para evitar boa parte dos erros mencionados acima.

    5. Esquecer o pós-venda

    Por último, mas não menos importante, temos um dos maiores erros dos profissionais que trabalham com a venda de veículos: deixar o pós-venda de lado. 

    Vender é um processo contínuo que não acaba quando um negócio é fechado. Aqui, ações simples fazem a diferença, como ligar para o cliente para verificar se ele está satisfeito com o automóvel que comprou. 

    Além disso, essas atitudes são essenciais para fidelização e podem acarretar em indicações da concessionária para amigos e familiares dos consumidores.

    Conheça o Credere e evite erros na venda de veículos

    Você sabia que boa parte desses erros na venda de veículos podem ser minimizados e até mesmo eliminados por meio de soluções  que simplificam o processo comercial? 

    É o caso do Credere. Uma ferramenta integrada aos principais bancos do Brasil que simplifica o processo de aprovação de financiamento e permite que seja feito de forma centralizada e 100% digital. Por meio do Credere é possível fazer simulações em múltiplos bancos, formalização de propostas e muito mais!

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